Campo Bom é Oportunidade vai auxiliar campo-bonenses a ingressarem no mercado de trabalho

Programa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Um programa de geração de empregos criado pela Administração Municipal vai conduzir jovens e adultos ao mercado de trabalho. Através do Campo Bom é Oportunidade, quem está saindo do ensino médio ou já está aposentado, mas deseja voltar a trabalhar, poderá desenvolver competências, ter acesso a oportunidades e, principalmente, fortalecer o sentimento de pertencer a Campo Bom. 

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e será conduzido junto à Sala do Empreendedor e ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Fizemos de Campo Bom uma cidade que abraça o empreendedor, mas queremos mais do que isso. Além de oferecer mão de obra qualificada para as empresas da cidade, vamos mostrar para o campo-bonense que aqui tem emprego, qualidade de vida e cuidado com o próximo. Afinal, nosso município não é apenas uma ‘cidade-passagem’, é um local para se viver”, declara o prefeito Luciano Orsi. 

Qualificação para o mercado de trabalho

Uma das iniciativas propostas pelo programa, e que já tem seu primeiro evento marcado para 2 de setembro, é a qualificação dos jovens matriculados no ensino médio e das pessoas cadastradas no Sine. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, explica que com palestras e oficinas oferecidos pela Sala do Empreendedor, a Prefeitura vai ajudar quem está em busca de um emprego a ter melhores chances de obtê-lo. “Muitas empresas chegam ao município buscando candidatos com competências específicas e para cargos que exigem certo conhecimento técnico, e quem busca um emprego precisa estar preparado. Esse é um dos tantos objetivos que temos com o programa: preparar o campo-bonense e, assim, mostrar que ele pode construir uma carreira dentro da cidade”, aponta Scholz. 

A capacitação do dia 2 de setembro dia será voltada ao mercado de trabalho e ao perfil profissional dos candidatos, com ações voltadas ao desenvolvimento das habilidades e a estruturação de um currículo, por exemplo. As inscrições para o evento podem ser feitas de 12 de agosto a 1º de setembro, no Sine. O serviço funciona junto ao Espaço Cidadão Cidadania, na Av. dos Estados, 900. Serão ofertadas 30 vagas presenciais e o restante poderá acompanhar de forma virtual. Ao longo do tempo, novos cadastrados no Sine terão a oportunidade de participar das qualificações oferecidas.

Cadastramento de perfil

Também faz parte do Campo Bom é Oportunidade uma campanha desenvolvida pelo Sine, para efetuar o cadastro de jovens que estejam saindo do ensino médio ou ingressando no ensino superior e para aposentados que querem se reinserir no mercado de trabalho. Este cadastro será dividido em categorias, de acordo com o perfil de cada candidato, região onde mora, suas aptidões e conhecimentos. Quando novas empresas chegarem ao município em busca de mão de obra, o Sine terá uma espécie de “catálogo” dos candidatos, apresentando quem é mais indicado para a vaga. 

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, esse sistema também permite que, ao serem cadastradas vagas que se enquadram em determinado perfil, seja chamado quem mais se encaixa para preenchê-las. “É um programa que beneficia, sim, o empreendedor em busca de mão de obra. Mas nosso foco é criar oportunidades para quem está em busca delas, seja através do primeiro emprego ou da reinserção no mercado para quem trabalhou uma vida inteira com algo que talvez não gostasse”, informa o secretário. A partir do programa, jovens e adultos poderão conhecer o mercado de trabalho, identificar oportunidades de emprego e conhecer melhor a si mesmos.

 

Tags