Campo Bom volta a vacinar contra a covid-19 na manhã deste sábado

Drive-thru no Complexo do CEI, das 9 às 12 horas, vai imunizar idosos acima de 65 anos. Acompanhantes abaixo desta idade não serão vacinados

Drive-thru no Complexo do CEI, das 9 às 12 horas, vai imunizar idosos acima de 65 anos. Acompanhantes abaixo desta idade não serão vacinados

A vacinação para idosos campo-bonenses, acima de 65 anos, será retomada na manhã deste sábado (3), das 9 horas ao meio dia, no sistema drive-thru no Complexo do Cei. As pessoas que não tiverem carro também serão atendidas normalmente, porém, acompanhantes com idade abaixo de 65 anos não serão imunizados neste dia. Campo Bom receberá, no início da noite desta sexta-feira, 2.590 doses, sendo 1040 para idosos acima de 65 anos (1ª dose); e 45 para as Forças de Segurança e Salvamento (FSS). O cronograma da aplicação das doses da FSS e demais doses será divulgado ainda no fim de semana.

Esse reinício da vacinação, em meio ao feriadão da Páscoa, se dará graças à determinação do prefeito Luciano Orsi e à ótima organização da Secretaria de Saúde do Município. “Logo que soubemos que nesta sexta, mesmo sendo Sexta-feira Santa, nova remessa de doses estaria disponível em Porto Alegre, tratamos de mobilizar nossa equipe da Saúde para buscá-las e já neste sábado começarmos a aplicação das doses. Temos pressa em vacinar nossa população, pois quanto mais pessoas imunizadas, menor será a circulação do vírus”, disse o prefeito, ressaltando a necessidade de todos continuarem se cuidando, inclusive os já imunizados, usando máscaras e evitando as aglomerações.

O secretário Municipal de Saúde, João Paulo Berkembrock, destaca que sua pasta, além de toda a preocupação e logística para atender aqueles que foram afetados pelo coronavírus, também tem sido ágil na aplicação da vacina. “Temos evitado que as doses fiquem armazenadas, assim que elas chegam já estão sendo aplicadas. Essas doses que serão disponibilizadas neste sábado chegarão ao município na noite desta sexta, em meio ao feriadão, mas fizemos questão de mobilizar nossa equipe, com o aval do prefeito Luciano Orsi. Sabemos que a população está ansiosa para se vacinar e muitos poderão comemorar a Páscoa já com a primeira dose recebida”, argumentou o secretário.

Documentos obrigatórios

Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o idoso mora no endereço informado.

Quando NÃO devo me vacinar

- Se tiver tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

- Se estiver fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

- Se tiver positivado para Covid há menos de 30 dias;

- Se estiver com sintomas gripais.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Com o propósito de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade no município, a Prefeitura de Campo Bom lançou a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis na fila de vacinação contra a Covid-19. Esses alimentos serão encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e servirão para reforçar as cestas básicas que já são entregues mensalmente para a população cadastrada no Cras. Quem puder e quiser ajudar, basta fazer sua doação enquanto aguardar pela vacina.

Tags