Centro de Referência do Coronavírus contabiliza mais de 28 mil atendimentos

Estrutura montada pela Prefeitura completa dez meses de funcionamento no dia 21 de janeiro

A Prefeitura de Campo Bom desde o início da pandemia do coronavírus age fortemente no combate a sua disseminação com foco na saúde de seus moradores. Para isso, em 21 de março de 2020, a Administração Municipal implantou o Centro de Referência do Coronavírus de Campo Bom, um espaço que atende moradores com sintomas gripais. Nestes quase dez meses, foram realizados 28.133 atendimentos.

O Centro de Referência é um serviço exclusivo para centralizar o atendimento a pacientes adultos com síndromes gripais. Atende 24 horas por dia pessoas acima de 12 anos de idade. Quando se tratar de atendimento pediátrico até 12 anos de idade a família deve buscar o Hospital Lauro Reus (HLR).

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo que as pessoas com sintomas leves permaneçam em casa para o devido isolamento domiciliar e as que tiverem sintomas de moderados a graves busquem o Pronto Atendimento 24 Horas (PA). O hospital e as demais unidades básicas de saúde seguem funcionando normalmente para os demais atendimentos, exceto para pacientes que apresentarem sintomas respiratórios e gripais que estão centralizados no PA.

Avalie os sintomas

São sintomas leves do coronavírus: febre baixa, coriza, tosse e dor de garganta.

São sintomas graves do coronavírus: tosse forte e persistente, febre alta e dificuldade para respirar.

Onde funciona

O Centro de Referência do Coronavírus de Campo Bom funciona junto ao Pronto Atendimento, que desde setembro passou a atender no prédio do Caps, na Rua Araújo Lima, 180, ao lado do Hospital Lauro Reus.

Atendimento no Hospital

Para bem atender a comunidade, visando um ambiente preparado para o acolhimento de pacientes que deem entrada com quadros respiratórios em decorrência da Covid-19, o Hospital Lauro Reus conta com 47 leitos: oito de semi Unidade de Terapia Intensiva (UTI); cinco de UTI; 30 clínicos; e quatro leitos pediátricos.

“Sempre estivemos atentos à saúde da população de Campo Bom, mais ainda agora com a pandemia, e temos uma estrutura especial para esse atendimento. Temos que nos preocupar com a Covid e pedimos que a população continue fazendo a sua parte não abrindo mão de usar álcool gel, máscara, lavar as mãos e evitar aglomeração. Precisamos um esforço extra de todos que continuem a fazer o máximo”, recomenda o prefeito Luciano Orsi.

Foto: Gabriela Michels/PMCB