Dia 28 de janeiro encerra prazo para pagar IPTU com 15% de desconto

Quem optar pelo parcelamento tem até 10 de fevereiro para começar a pagarQuem optar pelo parcelamento tem até 10 de fevereiro para começar a pagar

Os campo-bonenses que quiserem aproveitar o desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 têm até o dia 28 de janeiro para efetuar o pagamento. O vencimento da primeira parcela do contribuinte que deseja pagar em dez vezes será 10 de fevereiro.

Conforme a Lei Municipal 5.155/2020, a taxa de correção do imposto está sendo cobrada pela metade, reduzindo de 5,75% para 2,87%. Essa porcentagem é calculada anualmente a partir do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). A soma dos quatro índices, no acumulado de setembro de 2019 a agosto de 2020, resultou em 23%, e a média entre eles, que é de 5,75%, seria a taxa aplicada na correção do IPTU. “Em função da pandemia e buscando contribuir com a retomada da economia do Município, reduzimos essa taxa em 50%”, explica o prefeito Luciano Orsi.

Redução na taxa do lixo

A boa gestão do lixo realizada pela Administração Municipal nos últimos anos também está refletindo positivamente para a comunidade. A Taxa de Coleta de Lixo (TCL), cobrada juntamente com o IPTU, teve redução, em média, de 21% em relação ao valor pago em 2020. Isso só foi possível graças a ações da Prefeitura, como o aumento dos pontos de coleta de lixo e a mudança no trajeto da coleta seletiva e do caminhão de transbordo.

O IPTU, cobrado anualmente de todos os proprietários de terrenos e imóveis localizados em zona urbana, permanece no Município para despesas em saúde, educação e investimentos em áreas como obras, esporte, assistência, administração, entre outras. Para o cálculo individual do imposto, é considerada a valorização do imóvel e da região onde está localizado.

Dúvidas sobre o IPTU podem ser sanadas no e-mail cadastro@campobom.rs.gov.br ou nos telefones (51) 3598 8672 e (51) 35988786.

Tags