Em outubro, unidades de saúde têm horário extra para atendimento à mulher

Em outubro, unidades de saúde têm horário extra para atendimento à mulher

Serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, coletas de citopatológico do colo uterino e solicitações de mamografia

Outubro Rosa é o mês de conscientização acerca do câncer de mama e de promoção do cuidado com a mulher. Pensando nisso, o Município terá horários extras de atendimento em suas unidades de saúde, com serviços destinados especialmente a elas. Serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, coletas de citopatológico do colo uterino e solicitações de mamografia. “Mais do que orientar as mulheres da nossa comunidade sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, temos o papel, como Município, de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico”, explica o prefeito Luciano Orsi.

Os horários extras serão, em sua maioria, nos sábados, com datas diferentes para cada unidade. O secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, aponta que o cronograma foi criado para que mulheres de todos os bairros tenham oportunidade de atendimento. “São serviços que já temos normalmente nas unidades, mas ao proporcionarmos dias e horários diferentes, abrimos portas para que mais mulheres busquem orientação e, possivelmente, tenham a chance de um diagnóstico precoce”, diz. 

Confira os horários extras de atendimento:

- ESF Aurora: horário do trabalhador extra, dia 14/10, das 17h às 19h

- ESF Porto Blos: horário do trabalhador extra, dia 14/10, das 17h às 19h

- UBS Paulista: 16/10, sábado, das 8h às 17h

- Centro Materno Infantil: dia 20/10, das 18h30 às 20h

- ESF Operária: 23/10, sábado, das 8h às 17h

- ESF 25 de Julho: dia 23/10, sábado, das 8h às 12h

- ESF Imigrante Sul: 23/10, sábado, das 8h às 12h

- ESF Firenze: 23/10, sábado, das 8h às 12h

Foto: Laura Poersch Schommer/PMCB

Tags