Telemedicina Campo Bom encerra julho com 335 atendimentos prestados à comunidade

Maiores motivações para procura do serviço foram coronavírus, dor e alterações respiratórias

A Telemedicina Campo Bom está cumprindo seu objetivo. O serviço foi oferecido à comunidade com a proposta de evitar que os pacientes saiam de casa para buscar atendimento médico durante a pandemia do coronavírus, quando qualquer ambiente público se torna propício para a circulação do vírus. Somente no primeiro mês de funcionamento, em julho, o serviço de telemedicina já registrou 335 atendimentos. 
Quem mais buscou o serviço foram as mulheres, somando cerca de 70% do total de atendimentos. Entre ambos os sexos, a maioria dos pacientes têm idade entre 30 e 39 anos. Para a secretária municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira, os pacientes nessa faixa etária são os que mais têm facilidade para uso desses instrumentos de contato, enquanto que pessoas de mais idade podem ter dificuldade para utilizar o whatsapp ou fazer uma videochamada, por exemplo. Mesmo assim, a ideia é que o número de atendimentos para todas as idades cresça cada vez mais.

Diminuição na procura atendimentos presenciais
Os motivos para procura pelo serviço, em sua maioria, foram Covid-19, dor e alterações respiratórias. Entre as possibilidades de desfecho para os atendimentos, 41% dos pacientes foram orientados a fazer autocuidado em casa. Em segundo lugar, ocorreram as intercorrências, com pacientes sendo encaminhados ao Pronto Atendimento e ao Pronto Socorro (emergência do hospital). Para o diretor médico do Hospital Lauro Reus, - que faz a retaguarda dos atendimentos da telemedicina -, Rafael França, o feedback positivo do primeiro mês do serviço é muito gratificante e satisfatório. “Nós sabemos que 75% dos atendimentos nas unidades de saúde de Campo Bom são classificados como pacientes de baixa complexidade. Estamos conseguindo reduzir esse número de atendimentos presenciais, trazendo resolutividade, conforto, praticidade, sem perder segurança para a assistência ao paciente”, explica.

Como funciona
A Telemedicina Campo Bom oferece atendimento médico a toda comunidade campo-bonense que, a fim de evitar a contaminação com coronavírus, está evitando se consultar presencialmente nas unidades de saúde do Município. O serviço funciona 24 horas por dia todos os dias, sem limite no número de atendimentos. Para entrar em contato, basta ligar gratuitamente para o número 0800 772 8989 ou enviar mensagem para o whatsapp (51) 99615-3914. É necessário se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) registrado em Campo Bom. Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente.

Crédito de foto: Divulgação

Tags