Maior enchente da história coloca Campo Bom em estado de calamidade pública

Quase 350 pessoas estão desabrigadas e mais de 1,5 mil desalojadas no município, segundo a Defesa Civil

A enchente que, na quinta-feira (02), havia levado o prefeito Luciano Orsi a decretar estado de calamidade pública em Campo Bom, se tornou a maior da história da cidade nesta sexta (03). Cerca de 350 pessoas estão desabrigadas e mais de 1,5 mil desalojadas no município. Todos que precisavam de resgate, já foram resgatados pelas equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários.

O nível do Rio dos Sinos chegou a 8,55m às 17h15 de hoje, ultrapassando em 69 centímetros o recorde histórico registrado em agosto de 2013, 7,86m. Desde sábado (27), o acumulado de chuva soma quase 355 mm na cidade e a previsão é de que chova mais até domingo (05), indicativo de que a água deve continuar subindo, segundo a Defesa Civil.

Seis bairros foram afetados pela enchente: Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária, 25 de Julho e Mônaco. Os desabrigados estão sendo acolhidos pela Prefeitura nos ginásios Municipal e do CEI. Uma grande rede de solidariedade se formou entre os campo-bonenses e muitas doações e ajuda voluntária estão chegando nos abrigos.

A Prefeitura, junto com os clubes de serviço locais, divulgou um pix oficial para doações, que servirão para ajudar quem perdeu tudo por causa da enchente. A chave pix é: campobomsolidario@gmail.com. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil ou Secretaria Municipal de Obras: (51) 99631-4625 e (51) 99803-3629.

Foto: Lucas Unser/PMCB