Rio dos Sinos volta a ficar abaixo da cota de inundação neste sábado (18) em Campo Bom

Na terça-feira (14), o nível do rio chegou a 7,59m, máximo registrado na segunda enchente do município neste mês de maio

O nível do Rio dos Sinos, em queda desde quarta-feira (15), chegou a 7,19m às 9h45 deste sábado (18) em Campo Bom, abaixo da cota de inundação, 7,20m. Apesar disso, ainda há pessoas fora de casa por causa da enchente no município. São cerca de 80 desalojados, em casas de parentes ou amigos, 113 desabrigados, acolhidos pela Prefeitura no Ginásio Municipal, e 93 pessoas de São Leopoldo, abrigadas no ginásio do SESI.

Depois da maior enchente da história da cidade, quando o rio alcançou 8,58m no dia 3 de maio, o nível da água começou a baixar, chegando a 6,67m no dia 11. Com o retorno das fortes chuvas naquele sábado, os campo-bonenses foram surpreendidos com nova elevação do rio, que durou até a última terça. Os 7,59m da segunda enchente deste mês de maio ficam apenas 1 centímetro abaixo da maior cheia de 2023. Os bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária, Mônaco e 25 de Julho foram atingidos.

A expectativa é que muitas pessoas voltem para casa hoje, para dar início ao trabalho de limpeza. Doações, principalmente de produtos de limpeza, são importantes neste momento e devem ser entregues no Ginásio do CEI. O PIX oficial do Município para ajudar os atingidos pelas enchentes, em nome da Liga Feminina de Combate ao Câncer, continua aberto: campobomsolidario@gmail.com. Todo o valor será usado para auxiliar as famílias na reconstrução.

Foto: Fernando Santos/PMCB