Campo Bom é destaque no Indicador Criança Alfabetizada do Inep

Município teve o melhor índice da região entre cidades com mais de 50 mil habitantes

Com muitas ações voltadas ao processo de aprendizado, como o projeto de contraturno AlfabetizAÇÃO, a Formação Continuada de Docentes (FAD), investimentos em materiais pedagógicos e tecnológicos e plataforma de leitura Elefante Letrado, a Educação de Campo Bom é destaque no Indicador Criança Alfabetizada. O índice é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do ensino fundamental, realizadas pelos sistemas estaduais, em cooperação técnica com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Essa foi a primeira avaliação do Inep referente à Alfabetiza Brasil, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Bom recebe o resultado de forma muito positiva. Entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, tanto no Vale do Sinos quanto no Paranhana, Campo Bom ficou em 1º lugar.

O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é permitir o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). Em 2023, no Brasil, 56% das crianças nessa etapa de ensino estavam alfabetizadas. Em relação às cinco regiões do país, o Sul e o Centro-Oeste obtiveram resultados acima da média nacional, com 67% e 57% de crianças alfabetizadas, respectivamente. O Sudeste e o Nordeste ficaram com os seguintes percentuais: 55% e 54%. A Região Norte obteve um percentual abaixo da média nacional, com 50% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do fundamental.

Rolar para cima