Profissionais da Educação têm mais um treinamento de primeiros socorros com o Samu

Atividade foi realizada na tarde de segunda-feira (24), no auditório da EMEF CEI, e reuniu cerca de 50 servidores das redes municipal, estadual e privada

Mais fotos

Anualmente, a Prefeitura de Campo Bom, em uma parceria das secretarias de Educação e Cultura e da Saúde, realiza treinamentos em noções de primeiros socorros para os profissionais que atuam nas escolas das três redes ensino, municipal, estadual e privada. Essa ação ocorre desde 2019, após a criação da Lei Lucas, que trata da preservação da vida em escolas públicas e privadas.

O enfermeiro Fabio André Schwan e o técnico em enfermagem Ígor Streletcki Pitthan, do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campo Bom, coordenaram a atividade, na tarde de segunda-feira (24), no auditório da EMEF CEI, para cerca de 50 professores. Os técnicos do Samu ensinaram a identificar o que pode estar ocorrendo com uma criança, e como proceder, em casos de convulsão, parada cardíaca, entre outras situações que podem ocorrer no ambiente escolar.

O que é a Lei Lucas?

A proposta da Lei Lucas foi uma iniciativa da mãe e advogada Alessandra Begalli Zamora que perdeu o filho Lucas durante um passeio escolar. Ao se alimentar do lanche servido no local do passeio, Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha e não recebendo os primeiros socorros de forma rápida e adequada acabou vindo a óbito, em decorrência de asfixia mecânica. A Lei Lucas (13.722) obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Entre os temas abordados estão convulsão, engasgo, queimaduras, desmaio, fraturas e intoxicações. De acordo com a Lei Lucas, qualquer funcionário escolar deve estar preparado para dar assistência a esses tipos de incidentes, até que chegue o socorro médico.

Foto: Lucas Unser/PMCB