Secretaria de Finanças

Secretário: Nilson Parnow

A Secretaria Municipal de Finanças gerencia a parte financeira do Município, planejando, organizando, coordenando e supervisionando os serviços e rotinas relacionadas às áreas contábil, financeira, tributária e de arrecadação, para assegurar o processamento regular das atividades e contribuir para as tramitações rápidas de informações entre as diversas secretarias do Município.

Compete à Secretaria de Finanças: realizar os programas financeiros, elaborar proposta orçamentária; controlar os gastos em conformidade com o orçamento; controlar o processamento contábil de receita e da despesa; controlar a aplicação das Leis Fiscais e todas as atividades relativas a lançamentos de tributos e arrecadação de receitas do Município; controlar a Fiscalização e o Cadastro Municipal de Contribuintes.

Departamento de Arrecadação e Fiscalização é composto pelos seguintes setores:

Setor de Cadastro: responsável pelo cadastramento e manutenção de imóveis situados na área urbana do Município, atualmente com 17.200 unidades cadastradas. Neste setor podem ser consultados os dados relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano. Também é este Setor responsável pela emissão de certidões de quarteirão, lotação, de desmembramento e fusão dos imóveis urbanos. Telefone: (51) 3598-8600 – ramal 8672

Setor de Fiscalização Municipal: responsável pela fiscalização das legislações municipais relativas ao Código Tributário, Código de Edificação e Código de Posturas, entre outras legislações esparsas, em que haja necessidade de fiscalização por parte do Município.

No que se refere a Legislação Tributária, o Setor de Fiscalização é responsável pela vistoria e inscrição de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço, bem como de contribuintes autônomos em atividade no Município.

No Setor de Fiscalização são realizados a fiscalização, a apuração e o lançamento dos débitos relativos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, bem como é autorizada a emissão de documentos fiscais pelos estabelecimentos prestadores de serviço.

No que se refere a Legislação de Edificação, o setor é responsável pela fiscalização de obras licenciadas pelo Município, pela emissão de “Habite-se” ou do embargo de obras clandestinas ou edificadas em desconformidade com o projeto licenciado. Também é diretamente responsável pelo fornecimento de informações ao Cadastro Técnico Municipal, relativamente a edificações construídas na área urbana do Município.

Neste setor podem ser encaminhadas reclamações ou denúncias de estabelecimentos sem alvará de licença, de obras clandestinas, bem como de quaisquer irregularidades que confronte a legislação municipal. Telefone: (51) 3598-8600 – ramal 8716

Setor de Dívida Ativa: responsável pela inscrição e cobrança administrativa de débitos tributários ou não, vencidos junto ao Município.

No Setor de Dívida Ativa o contribuinte poderá efetuar a quitação ou o parcelamento dos débitos pendentes, observando os limites previstos na legislação tributária municipal. Esgotadas todas as possibilidades de cobrança administrativa dos débitos, é responsabilidade deste setor encaminhar para cobrança judicial os mesmos, ficando sob sua responsabilidade a emissão e remessa das Certidões de Dívida Ativa (CDA’s) ao Departamento Jurídico para o ingresso da ação de execução fiscal. Telefone: (51) 3598-8600 – ramal 8665

Horário de atendimento:

Segunda à Quinta das 12:30 às 18:30 Sexta das 7:30 às 13:30

Endereço:

Av. Independência, 800 - Térreo, Centro - Campo Bom Rio Grande do Sul

Contato:

(51) 3598.8600 Ramal 8651

Horário de Funcionamento:
Segunda a Quinta das 12:30 às 18:30
Sexta-feira das 7:30 às 13:30

Av. Independência, 800 – Campo Bom / RS 

CEP 93700-000 / (51) 3598.8600

Rolar para cima