Unidades de saúde atenderão 750 horas a mais até o fim do ano
Com mudança no cronograma de reuniões de equipe a partir de fevereiro, Prefeitura vai aumentar tempo de oferta dos serviços de saúde nas unidades
Com uma medida simples, a Prefeitura de Campo Bom abriu espaço para 750 horas a mais de atendimento nas unidades de saúde. O novo cronograma de reuniões de equipe das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que entra em vigor em fevereiro, prevê encontros mensais, não mais semanais.
De 47 reuniões (duas horas cada) inicialmente previstas de fevereiro até dezembro, ocorrerão apenas 11 encontros, redução que gera 72 horas a mais de atendimento em nove unidades (Aurora, Firenze, Imigrante Norte, Imigrante Sul, Mônaco, Operária, Porto Blos, Quatro Colônias e Rio Branco).
ESF 25 de Julho e ESF Santa Lúcia integram a Rede Bem Cuidar RS, programa do Governo do Estado, e por isso realizarão encontros quinzenais, abrindo espaço para 52 e 50 horas a mais de atendimento, respectivamente, até o fim do ano. Somadas, essas horas representam 31 dias completos a mais de oferta dos serviços de saúde à população, como consultas, vacinação e procedimentos de enfermagem em geral. Celeste e Paulista funcionam como Unidade Básica de Saúde (UBS) e já faziam reuniões mensais.
O prefeito Giovani Feltes acredita que as reuniões de equipe são importantíssimas para o planejamento e bom atendimento, por isso continuarão ocorrendo. Para ele, no entanto, a diminuição no número de encontros não causará prejuízos à organização da unidade, permitindo ainda que mais consultas sejam realizadas e que o paciente seja atendido mais rapidamente. A partir de 2026, contando desde janeiro, a mudança gera mais de 800 novas horas de atendimentos por ano.
Ao encontro do que diz o prefeito, a secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr, destaca que as equipes das ESFs são fixas, mantendo sempre o contato diário para discussão de casos de saúde, ficando ainda asseguradas as reuniões mensais, como ocorre nas UBSs, e resultando mais atendimentos à população.
Centro Materno Infantil (CMI), CAPS e o Ambulatório de Infectologia (CTA/SAE) continuam com reuniões mensais. O Centro Vida Drª Nelcy Orsi, que até agora não tinha reuniões de equipe fixas, também passará a tê-las uma vez por mês.
Os dias e horários das reuniões serão fixados em cartazes nas unidades a partir de fevereiro.
Foto: Divulgação/PMCB