Cerca de 10 mil alunos da rede municipal voltaram às aulas nesta quinta (13)

Abertura do ano letivo, reunindo os quase 1.700 profissionais da educação, ocorreu na terça-feira (11), no Teatro da Universidade Feevale
O tempo enfarruscado, o calor e algumas pancadas de chuva, nesta quinta-feira (13), não diminuíram a alegria dos profissionais da educação e, principalmente, da garotada que voltou às aulas nas 43 escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. Cerca de 10 mil alunos matriculados em 23 escolas de educação infantil e 20 de ensino fundamental foram recebidos pelos 1700 profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Os preparativos para mais um ano letivo começaram no dia 04 de fevereiro, quando a SMEC reuniu as equipes diretivas das escolas, na Sala de Cinema Bárbara Paz, para alinhar importantes aspectos visando um período escolar bem estruturado. Durante a reunião, foram discutidos temas como a organização das escolas, incluindo o calendário escolar, as formações pedagógicas destinadas aos professores e servidores da SMEC, além da estrutura e funcionamento da Secretaria e a organização do quadro de profissionais.
Na tarde de terça-feira (11), no Teatro da Universidade Feevale, ocorreu a abertura oficial do ano letivo e o acolhimento dos profissionais ligados à Educação da rede municipal. Após os pronunciamentos do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, da secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, e do prefeito Giovani Feltes, aconteceu a palestra de Cris Manfro, com o tema “Conexões, valores e confiança: a chave para transformar desafios em prosperidade”.
Em sua fala aos professores, o prefeito ressaltou que “educar é mais do que ensinar, é conectar, transformar e inspirar”, desejando que 2025 seja um ano de grandes conquistas para nossos professores e alunos. Feltes também reforçou o que já havia dito na semana anterior aos diretores. Reafirmando seu compromisso com a educação pública de qualidade, recomendou aos profissionais da área da educação uma reflexão sobre a importância de um conselho comunitário que nos remeta a ideia de consciência e participação coletiva, na perspectiva de construção da cidadania.
A secretária Mara Daubermann, na solenidade de abertura do ano letivo, apresentou parte da equipe de profissionais que atuará na SMEC e garantiu que os professores terão todo o suporte necessário para que desenvolvam seu trabalho com excelência.