Cidade de Campo Bom
Campo Bom tem seu nome devido às boas pastagens e a abundância de água que possibilitavam o acampamento dos tropeiros de passagem entre a capital da província e o interior do estado. Durante toda a sua história, tem posto em prática atitudes inovadoras que têm destacado o município no Vale do Sinos, no Brasil, e até na América Latina, tanto pelo seu pioneirismo, como pela qualidade de vida que essas atitudes têm proporcionado para a sua população.
Entre as inovações, a cidade se destaca como a primeira do Brasil a exportar calçados para o exterior, em 68, e a primeira a ter uma Feira Nacional do Calçados, em 61. Emancipado em 31 de janeiro de 1959 de São Leopoldo, Campo Bom tem dado muito orgulho às pessoas que moram na cidade, além de muito prazer àqueles que vem conhecer e morar nela. Então conheça um pouco mais desta cidade feita pelos cidadãos ao longo da história.
Campo Bom foi colonizada em 1825, emancipando-se de São Leopoldo, em 31 de janeiro de 1959. A predominância na formação étnica do município era a germânica, mas com o crescimento econômico e a necessidade de mão-de-obra, outras etnias passaram a fazer parte deste cenário a partir de 1930.
Campo Bom passou à categoria de Vila, com a realização de algumas obras públicas que contribuíram para a diversificação das indústrias e serviços. O período de urbanização veio em 1959 juntamente com a emancipação, quando deixou de pertencer à São Leopoldo, devido a prosperidade econômica. Durante essa transição a economia passou por diversas fases. As atafonas, as olarias e as indústrias calçadistas formaram esse processo. Atualmente não há mais atafonas, mas sim olarias, porém é o calçado o responsável pela maior parte da economia, embora no final da década de 90 tenha ocorrido uma grande diversificação no parque fabril da cidade através da implantação do Loteamento Industrial Sul e Distrito Industrial Norte. Hoje, o município conta também com uma encubadora empresarial, além de receber pesados investimentos para atração de empresas e formação profissional de mão-de-obra qualificada.
A origem do nome do município veio dos tropeiros que conduziam o gado dos Campos de Cima da Serra para São Leopoldo e Porto Alegre, passando pela localidade. Aqui descansavam à sombra de árvores enquanto o gado pastava nos campos verdejantes.
Atualmente, Campo Bom se destaca pelo crescente desenvolvimento econômico e social, atingindo marcas de relevância em nível regional, estadual e nacional. De acordo com o primeiro Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia em maio de 2021, Campo Bom foi o 4º município do Brasil e o 1º da Região Sul que mais isentou de licenças atividades econômicas de baixo risco (582), o que atesta que a desburocratização se tornou uma bandeira do Município. De acordo com o Caged, destaca-se também que Campo Bom está à frente de mais de 95% das cidades do país na geração de empregos até aqui em 2022.
Além disso, a aproximação entre Poder Público e iniciativa privada trouxe inúmeros avanços para os campo-bonenses, como a implantação do Feevale Techpark, pólo que recebe empresas da mais alta base tecnológica existente; a construção do Hospital Veterinário Feevale, um dos maiores do país, inaugurado em 2021; e a criação do Distrito Industrial, às margens da RS-239, que vai abrigar novos empreendimentos, empregos e renda para a população local.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Quinta das 12:30 às 18:30
Sexta-feira das 7:30 às 13:30
Av. Independência, 800 – Campo Bom / RS
CEP 93700-000 / (51) 3598.8600