Secretaria de Saúde alerta para baixa procura da vacina contra a gripe
21 óbitos pela doença foram registrados no estado desde o início do ano; apenas 30% dos grupos prioritários procuraram os postos de saúde desde o início da campanha
Faltam apenas cinco semanas para o fim da campanha de vacinação contra a gripe. A meta nacional é de que 95% dos integrantes dos grupos prioritários tenham recebido a dose anual de proteção, mas esse número segue distante de ser atingido. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta para que o público-alvo busque o posto de saúde mais próximo para se imunizar, de forma gratuita e garantida por direito.
Em Campo Bom, a taxa de vacinação alcança os 33,92%. No estado, a proporção é de 34,25% e no país, 25,88%. Até o momento, foram registrados 21 óbitos no Rio Grande do Sul pela doença em 2024, número que pode continuar aumentando rapidamente caso a vacinação não alcance os níveis ideais.
Os grupos prioritários são idosos com mais de 60 anos; crianças de 6 meses até 6 anos de idade incompletos; crianças com comorbidades de 6 meses até 9 anos incompletos; profissionais da saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; e trabalhadores portuários.
Foto: Lucas Unser/PMCB