Projeto da EMEF Dona Augusta participa de documentário da UFFS

Equipe da universidade catarinense visitou a escola campo-bonense, nesta quarta-feira (26), para gravação de imagens e de depoimentos
Uma equipe da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó/SC, visitou a EMEF Dona Augusta, na manhã desta quarta-feira (26), para gravação de imagens e de depoimentos sobre projeto do educandário. A escola da rede municipal de Campo Bom está entre as selecionadas ao documentário “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”, organizado pelo Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral, da UFFS, em parceria com o Ministério da Educação. Foram selecionadas seis experiências, duas de escolas do Paraná, duas de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul.
O projeto “Chuva no telhado, água na horta”, desenvolvido nas aulas de Educação em Tecnologias e Meio Ambiente, com a professora Silena Kister, foi inscrito pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) e selecionado. A ação trabalhada com os alunos tem o objetivo de apresentar soluções eficientes e sustentáveis para levar água para a horta da escola. Eles pesquisaram e encontraram soluções criativas para coletar a água da chuva e suprir as necessidades de irrigação. A elaboração do projeto envolveu pesquisas bibliográficas de natureza qualitativa e durante esses estudos foram vistos conceitos e exemplos de sistemas de coleta de água da chuva. Assim, os alunos participaram da construção e testagem de um protótipo, utilizando tecnologia de programação no micro:bit que proporcionou a construção de um sensor de umidade para monitorar o solo, verificando a necessidade de regar ou não as plantas. Com base na pesquisa e experiência concreta de mão na massa, observaram que o protótipo de coleta, além de armazenar água para uso posterior na irrigação da horta, contribui para a economia no consumo de água da escola. Após as testagens do protótipo, os alunos perceberam que essa foi a técnica mais eficiente para o direcionamento da água da chuva para a horta.
Para a secretária de Educação e Cultura do Município, Mara Daubermann, “essa oportunidade de participar do documentário representa um importante reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Campo Bom, que abrange 23 escolas de educação infantil e sete escolas de ensino fundamental de Educação em Tempo Integral”.
Fotos: Fernando Santos / PMCB